• raquelburanelli

Livros do Mês: A Paciente Silenciosa (Alex Michaelides)

Há seis anos Alicia Berenson foi acusada de ter matado seu marido brutalmente. Desde então nunca mais disse uma única palavra. Alicia se encontra em uma clínica psiquiátrica para tratamento, sem esperanças de melhora. Após muitos especialistas falharem com ela, Theo Faber, um psicoterapeuta forense, está convencido de que é capaz de tratá-la. Theo acompanha o caso desde o início e tentará descobrir o motivo de todo esse silêncio.

A trama de A Paciente Silenciosa difere um pouco daquele clássico thriller que traz uma investigação, uma história de detetive e busca por pistas. Na narrativa, encontramos fatos do passado se alternando com o presente, mas muitas vezes não é possível distinguir os tempos. A obra traz trechos de um diário escrito por Alicia, contando fatos do seu dia-a-dia que ocorreram anteriormente à morte de seu marido. Alternadamente temos trechos narrados em primeira pessoa pelo terapeuta Theo. Os capítulos são enxutos, curtos, garantindo certa fluidez à história.

Theo consegue um cargo no hospital psiquiátrico em que Alicia se encontra internada e buscará tentar faze-la falar. Cabe destacar que muitas citações dos casos ocorridos na clínica trazem uma realidade médica, já que o autor estudou teorias da psicanálise e áreas afins para fazer um bom embasamento para sua história. A Paciente Silenciosa carrega um viés psicológico e, durante a leitura, podemos perceber uma mistura dos sentimentos de Alicia e Theo e uma compatibilidade entre o sofrimento dos dois. Notamos a fragilidade de uma mente perturbada com um final surpreendente.

Este livro é um daqueles best sellers que muita gente torce o nariz sem dar uma chance, mas garanto que é uma história envolvente, rápida e irá lhe deixar boquiaberto.


0 visualização

©2020 por Raquel Buranelli. Orgulhosamente criado com Wix.com